LANÇAMENTO DE NOVA PUBLICAÇÃO

A APSG, juntamente com a ABGE, FEBRAGEO e o CONFEA/CREA lançam o livro “Investigações geológico-geotécnicas – Guia de boas práticas” que reúne seis publicações em formato único sobre as melhores práticas de investigação do meio natural e antrópico

A obra foi editada pelo geólogo e mestre em geotecnia, João Jeronimo Monticelli, que foi presidente da ABGE na Gestão 2012-2013, atuou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), CESP (Companhia Energética de São Paulo), Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, dentre outros. Também foi coeditor do livro “Geologia de Engenharia e Ambiental”, publicado pela ABGE em 2018, e atualmente é consultor em Geologia de Engenharia e em Gestão de Recursos Hídricos.

Neste livro, os conteúdos selecionados buscam resgatar e atualizar conceitos e metodologias consagradas no meio, abordando o uso de tecnologias digitais, principalmente para as sondagens mecânicas e ensaios de campo e laboratório.

Esta obra atualiza quatro publicações de grande prestígio da ABGE e acrescenta outras duas que tratam de temas correlatos e atuais, com um apêndice que permite o acesso a teses de mestrado e doutorado relacionadas ao tema.

Diferenciais da obra

Dentre os atrativos desse lançamento está a facilidade de consulta ao conteúdo reunido, elencando de forma simples e organizada as melhores práticas de investigações geológico-geotécnicas, com foco em obras civis e mineiras. Além disso, a edição foi adequada para uma linguagem simples e com conteúdo elucidativo, tendo como público-alvo não apenas os profissionais e especialistas da área, mas os demais envolvidos, como empreendedores, projetistas, agentes do poder público e contratantes de serviços.

“Durante a produção desse trabalho houve uma preocupação em tratar os assuntos de forma esclarecedora, visando especialmente a sensibilização da importância das investigações a todos os responsáveis diretos e indiretos por projetos de obras civis e mineiras. É importante destacar também o envolvimento de colegas profissionais da área de mineração, que trouxeram contribuições valiosas sobre sondagens profundas”, relata Monticelli.

O apêndice do livro contém 493 títulos de trabalhos acadêmicos sobre o tema “Investigações Geológico-Geotécnicas”, produzidos por 27 unidades de ensino superior brasileiras (16 universidades), acessíveis, em sua íntegra, aos interessados por meio de QR Code.

Outro destaque dessa edição é a capacidade de conciliar todos esses conteúdos, respeitando os diferentes pontos de vista de um mesmo assunto, ou de temas que se interagem ou se complementam, em uma unidade coesa e acessível.

A conclusão dessa obra é parte também de muita conversa e consenso para que conteúdos tão diversos estejam alinhados, como explica João Jeronimo Monticelli: “Como editor e conhecedor do conteúdo e das abordagens feitas pelos autores, me comprometi a fazer um balanço da publicação, e sugeri melhorias e complementações para futuras edições, como é o caso da necessidade de abordagem de “Modelo geológico-geotécnico”, tema atualmente em pauta pela IAEG (International Association for Engineering Geology and the Environment)”, afirma.

Lançamento

O lançamento ocorrerá no dia 30 de setembro, às 11:30h, durante o pré-congresso online do 17° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental.

📌Save the date:
O 17° CBGE está agendado para 25 a 28 de setembro de 2022 e as submissões de trabalho vão até dia 22/02/22.

Para mais informações sobre o evento e o pré-congresso e inscrições, acesse o aqui site do 17° CBGE.

Informações sobre o livro foram retiradas do site: www.abge.org.br

Receba notícias da APSG em primeira mão no seu e-mail

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: