APSG

Fundada em 1970, a Associação Profissional Sul-brasileira de Geólogos é uma entidade de classe sem fins lucrativos, constituída para representar, coordenar e defender os profissionais de Geologia em exercício no Estado do Rio Grande do Sul.

Objetivos

Nossas ações têm como objetivo fomentar a valorização profissional mediante a realização de cursos de capacitação, palestras, debates e eventos. Dessa forma criamos espaços de partilha que aproximem cada vez mais os membros associados e parceiros. Além de representar os profissionais de geologia em eventos e órgãos colegiados, também divulgamos a tabela de honorários técnicos para possibilitar um balizamento coerente de valores, evitando a desvalorização do nosso trabalho.

Importância

A APSG é um elo importante entre os profissionais de geologia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, participando da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas. Essa atuação visa garantir que as atividades da área das geociências sejam desenvolvidas unicamente por profissionais habilitados, bem como para definição de atribuições profissionais não elencadas.

A união entre os profissionais de geologia e a participação ativa de cada membro é fundamental para identificar as necessidades comuns que encontramos em nossas atividades, para que juntos possamos planejar ações e reivindicar demandas com maior eficiência, zelando pelos princípios éticos e pelas atribuições que competem a nossa profissão.

A coletividade move montanhas. Faça parte da APSG.

Ações e Conquistas Importantes da APSG
  • Criação da Câmara Especializada de Geologia e Eng. de Minas – CREA-RS: instrumento importante para garantir que as atividades da área das geociências sejam desenvolvidas unicamente por profissionais habilitados, bem como para definição de atribuições profissionais não elencadas na Lei nº 4.076/62, como hidrogeologia, gemologia, mecânica das rochas e uso de explosivos.
  • Responsabilidade Técnica em empresas de mineração de pequeno porte: por iniciativa da APSG o CREA-RS criou o Cadastro de Pequena Empresa Extratora Mineral, que possibilita a legalização com responsável técnico geólogo. O modelo criado pelos representantes da APSG vem recebendo destaque nacional.
  • Resolução n.º 1.010/2005 do CONFEA: os representantes da APSG tiveram participação ativa e de destaque nacional na elaboração e na implementação deste importante marco de regulamentação das atribuições de todos os profissionais do Sistema CONFEA/CREA.
  • Projeto de Lei do Senado nº 117/06: os representantes indicados pela APSG tiveram papel de destaque na elaboração e aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei que amplia atribuições profissionais dos geólogos, que garante o salário mínimo profissional e possibilita o exercício da Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente, o PL encontra-se parado no Senado devido a pressões corporativistas.
  • Abertura de empregos em várias Prefeituras: desde 1993 a APSG tem feito ações sistematicamente para que as prefeituras empreguem geólogos.
  • Promoção de Eventos: a APSG já promoveu inúmeros eventos em benefício dos geólogos, entre palestras, cursos de aperfeiçoamento, seminários e eventos comemorativos.
  • Representação em órgãos colegiados como o Crea-RS, desde 1983, e Comitês de Bacia Hidrográfica.