Encontro Estadual de Entidades de Classe reúne 84 organizações em Passo Fundo

O Encontro Estadual de Entidades de Classe do Rio Grande do Sul teve início nesta quinta-feira (25), em Passo Fundo, reunindo representantes de 84 entidades de classe. O evento reforça o papel estratégico das associações na conexão entre profissionais, fortalecimento de relacionamentos e valorização da engenharia. Mais do que representação institucional, essas entidades atuam na promoção de capacitações, na ampliação de oportunidades e no impacto direto sobre a carreira de seus associados.
A APSG estava presente representada pelo Presidente Geólogo Daniele Di Giorgio e a Vice-Presidente Eng. Geóloga Viviane Ficagna Morbach.

A programação contou com a palestra do jornalista Túlio Milman, que apresentou o tema “Paradigmas que geram resultados”, refletindo sobre inovação, comunicação e liderança. Já na sexta-feira (26), o gerente-geral da Be8, Filipe Cécere, abriu o ciclo de apresentações com a palestra sobre a Usina de Etanol da Be8 Ethanol. A planta, que ocupa uma área de 80 hectares a 17 km de Passo Fundo, deve iniciar sua operação em 2026, com capacidade para produzir 210 milhões de litros de etanol por ano, o que equivale a 20% da demanda gaúcha do biocombustível.

O ponto alto para as entidades de classe foi a apresentação de seis iniciativas de destaque, que envolveram congressos, seminários, publicações e programas voltados ao aperfeiçoamento técnico e à valorização profissional.
Entre elas, destacou-se a participação da APSG, que, por meio do Presidente da APSG, o Geólogo Daniele Di Giorgio, apresentou a execução e prestação de contas do workshop híbrido “Práticas em Geologia de Engenharia, Geotecnia e GeoAmbiental para o RS”, conhecido como ReconectaGEO, realizado em 2023. O projeto, proposto pela APSG e realizado em parceria com a ABGE-Sul, contou com o patrocínio do CREA-RS e o apoio da MÚTUA.

O evento foi estruturado em quatro ciclos de atividades online e presenciais, abordando temas como Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Rochas e Geologia Ambiental. Além da programação e currículo dos palestrantes, os relatórios apresentados detalham as contrapartidas oferecidas ao patrocinador, como veiculação da marca e distribuição de materiais, bem como um balanço físico-financeiro que comprova as receitas e despesas do projeto.
Durante sua exposição, o presidente da APSG destacou a proatividade da iniciativa, que já em 2023 buscou preparar os profissionais para os desafios crescentes em geotecnia, em um cenário de mudanças climáticas e eventos extremos que se intensificaram em 2023 e 2024. A apresentação foi complementada pelo uso de ferramentas de inteligência artificial, em sintonia com as reflexões trazidas na palestra de Túlio Milman.
Durante o evento, a Vice-Presidente da APSG, Viviane Ficagna Morbach, recebeu da AGESC (Associação dos Geólogos de Santa Catarina), representada pelo Geól. Edes Nascimento, uma placa comemorativa pelos 10 anos de atuação como geóloga no estado de Santa Catarina. A entrega desse reconhecimento foi acompanhada pela Presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

O Encontro reafirma a importância das entidades de classe como protagonistas no desenvolvimento profissional e no fortalecimento da engenharia no Rio Grande do Sul.
Associação Profissional Sul-brasileira de Geólogos 












